GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

VIVA ESTE SIMBOLO

SIMBOLO DO CRISTIANISMO
ICTUS: PEIXE


José Carlos Barroso

Há uma profunda afinidade do peixe, com o cristão e, o Novo Testamento, isto bem nos expõe.
É Jesus, que inicia esse paralelismo, quando convida pescadores – Simão a quem chamou de Pedro e seu irmão André – para serem seus discípulos, ou quando come junto à mesa, com os pescadores, revelando a sua missão e preexistência... não vim chamar justos e sim pecadores, Mt 9.12.13... Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores. Está presente em seus ensinamentos, na parábola da rede Mt.13.47 Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes; como na primeira ceia narrada em Mt 14.17 Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes; na passagem da pesca maravilhosa em Lc 5.6 Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam; ou quando Jesus incita em orar Lc 11.11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
Também o peixe é citado por Jesus, quando Ele aparece a sete discípulos e pergunta-lhes se tinham algo para Ele comer e, como não tinham pediu-lhes para jogar a rede, quando então ao puxarem era grande a quantidade de peixes, isto em Jo 21.6 Disse-lhes ele: Lançai a rede à direita do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam puxar por causa da grande quantidade de peixes; mas é categórico, quando em Lc 5.10 durante a pesca maravilhosa, faz o chamamento a seus discípulos para o apostolado... Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. Não temas, porque Ele cuidaria de todas as necessidades pessoais e familiares daqueles, que cumprissem o mandamento do Senhor, de lançar redes para ganhar homens perdidos.
Toda esta co-relação, talvez tenha feito com que, a comunidade cristã da época adotasse o peixe como símbolo. Foram eles os primeiros cristãos, em tempo de perseguição implacável, que utilizaram o desenho de um peixe, como sinal secreto da fé.
Para um cristão saber se uma outra pessoa era seu irmão na fé, desenhava um arco na areia e, se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário formando assim o desenho de um peixe e, assim se revelavam no encontro.
A palavra ICTUS, significa peixe, com I de Iésous (Jesus) C de Christós (Cristo) T de Théou (Deus) U de Uios (Filho) e por final S de Sóter (Salvador) formando-se assim: “JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS, SALVADOR”. Aleluias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário