GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BARRIGUDO...BARRIGUDINHO...LAMBARI DE ENXURRADA


Por Jocarlosbarroso


Consultando o novo léxico Aurélio, o que vem a ser um barrigudo, acabamos por vir saber, que é aquele que tem a barriga grande, volumosa.
Já o seu diminutivo barrigudinho, embora traga um sentido natural de afetividade ,ou um traço até eufêmico, por vezes seu emprego pode ser também irônico.
Bem, mas barrigudinho, são pequenos peixes de cabeça achatada e escamosa, boca protátil, linha lateral não distinta e nadadeiras ventrais pequenas ou ausentes. Há várias espécies vivíparas; habitam em águas doces e estuários dos grandes rios. 
Porém em nossa pesquisa fomos em busca do significado do lambari de enxurrada e, sinceramente não encontramos algo nada técnico, daí então recorremos ao nosso dicionário do tempo de criança para designar esse peixinho, sim peixinho porque não me lembro de ter visto um maior de dois centímetros.
Esse tipo de peixe em nosso tempo de criança era justamente um nome mais bonito para darmos a esse tipo de peixe, já que tecnicamente falando é ele o barrigudinho, certamente uma palavra usada por eufemismo.
Apanha-los era uma de nossas diversões preferidas pelos córregos, que cortam São João, coisa de menino do interior, pega-los nos córregos, como o “stiduuuum” nome vulgar do córrego São João.
Voltando ao nosso estudo sobre a designação de peixes acabamos por descobrir o significado de outro peixe, o baiacu, que por momentos fica  bem barrigudo, pois possui uma propriedade interessante, ou seja, de poder inflar a barriga, quando fora da água, ou para boiar , e fugir à perseguição dos inimigos, podendo ainda designar um indivíduo gordo e baixo.
A natureza é prodigiosa, minha gente, e nos revela coisas interessantes como essa do baiacu, que infla  a  barriga para fugir da perseguição do inimigo, mas fazendo uma analogia com os homens, talvez possamos dizer também que há alguns deles que tal como o baiacu inflam a barriga, por se julgarem superiores e poderosos, são soberbos pela própria natureza.
Mas se a natureza é admirável, não menos o é a perspicácia da criança, que com a sua dissimulada ingenuidade pode oferecer e traduzir significados e personalidades próprias de algumas pessoas, que pouco ou nada representam.
Assim é interessante o raciocínio por analogia, que as crianças fazem, achando um ponto de semelhança entre coisas diferentes, uma similitude, como essa dos peixes, fazendo com que o barrigudinho seja nada mais, nada menos do que o lambari de enxurrada.
A criançada dá ao barrigudinho, esse peixinho que na verdade só serve para manter  o equilíbrio da cadeia alimentar de peixes maiores. esse apelido de lambari de enxurrada, como forma eufêmica de enaltecê-lo, e de torná-lo simpático. 
Porém meus caros, essa denominação traz em seu bojo a malícia, associada a intenção satírica do homem, que altera seu nome, mas com significado intrínseco, e por vezes de forma pejorativa, quando desdenhando, passa a se referir ao homem que nada faz, nada de importante, e de bom construiu, aquele que não se sabe de onde veio, e para que veio,  e que verdadeiramente não passa de um reles peixinho, sem importância alguma, que virou baiacu, inflando e fugindo de seus inimigos em outras plagas.
Quero ao encerrar dizer, me desculpem, porque não sou um especialista em peixes, muito menos biólogo juramentado, ou coisa parecida, apenas gosto de estudar o significado das palavras, que ouço, e que podem significar muito mais do que você imagina.
Enfim se ao ler esta crônica você identificar qualquer desses peixes, e se notar alguma semelhança com alguma pessoa conhecida, só podemos dizer, que qualquer semelhança é apenas uma mera coincidência!  
Eu como um barrigudo, e outros como eu conheçemos alguns barrigudinhos, e que para torná-los mais simpáticos, os chamamos de lambaris de enxurrada, mas também conheçemos alguns baiacus, que coincidentemente são os mesmos barrigudinhos e lambaris de enxurrada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário