GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MAIS UMA VEZ VOCÊ NÃO FOI! MAIS UMA VEZ VOCÊ PERDEU!


Por jocarlosbarroso



Dia 26 de novembro de 2011, mais uma vez você não foi, mais uma vez foi você que perdeu, porque não viveu intensamente esse dia, e sim apenas o ruminou como opróbrio.
Por que insistes e, tanto relutas em não elevar seu conhecimento acerca da literatura, da história, da musica, da pintura, do teatro, das ciências e de tantos outros campos, distinguidos, e que estão a sua inteira disposição?
Porque essa preferência incomum pelo banal, e pela vulgaridade? Onde a mulher “melancia”, a samambaia, a moranguinho, a jaca, e toda essa salada de frutas insípidas, e vulgares, é decorada pela flora do despudor e que juntas tomaram lugar comum? Será que o prosaico e o limitado lhe soam mais aos ouvidos, e isso é o que mais encanta seus olhos?
Outro dia em desabafo emocionado em uma reunião solene da Academia São-joanense de Letras Artes e Ciências – ASLAC denunciamos o desinteresse do povo em participar, prestigiar essa instituição cultural, fundada em 28 de fevereiro de 2011, nascida com a finalidade precípua da promoção cultural nesta cidade, que infelizmente foge léguas da cultura, preferindo o culto às banalidades, as boçalidades, e afins, valendo dizer que é a “curtura” propagada que tem sido prestigiada, o que é um absurdo.
De nossas lideranças institucionais educativas, de classe, associativas, desportivas, de comunicação, religiosas, filantrópicas, de segurança, e de justiça, sinceramente esperávamos mais, mas mais ainda esperávamos do poder público, executivo e legislativo, sim, pois são eles que nos representam, e como temos sido mal representados!
Sim, são todos, com raríssimas exceções, como o vereador Rodrigo Barbosa Ribeiro, que tem nos prestigiado com a sua presença, demonstrando compromisso, educação e distinção, adjetivos que andam faltando àqueles que só dizem aos quatro cantos que representam o povo. Para ser franco, e isto faço questão, vocês não me representam, pois sem querer ser mais, vocês passam longe das virtudes.
E é assim meus caros, que a cultura vai de mal a pior. É a pior possível, e só se salva pelos isolados grupos que agem a contragosto de muitos, sem apoio algum, vivendo do pouco do nada. Que absurdo! Quanta negligencia, e parcimônia despropositada.
Agora um dado absurdo: Vocês sabiam que mais de sessenta pessoas são convidadas todos os meses para as solenidades de posse dos membros da Academia, e nenhum deles compareceram. Já foram realizadas cinco posses, para conhecimento de todos.
Fica aqui um recado. Não pensem que estão desprestigiando aos outros de quem talvez não guardem o menor resquício que seja de simpatia. Ledo engano. Você está desprestigiando a si próprio, num ato insano e desrespeitoso com sua inteligência, já que prefere prestigiar o que é mesquinho, mísero, insignificante, ridículo, medíocre. Muitos até se julgam idiotas, o que temos infelizmente que concordar.
Coitado desses ausentes, pois se ausentes como poderão conhecer o que é nobre de bons princípios, e tudo o que efetivamente é bom?
É preciso que a verdade lhes venha a mente de que o passado não pode ser encoberto com tecido não tecido, ou com esse presente cultural que não deixa rastro de dignidade, de sabedoria e tenacidade.
Naturalmente deves estar pensando o que efetivamente perdeu, mas eu lhes digo. Você perdeu estar conhecendo MARIA DA GLÓRIA DE LIMA TORRES, AYMAR DE MENDONÇA LOPES, OROZIMBO FAJARDO ROCHA, CARLOS ROCHA, NILO CAMILO AYUPE, UBI BARROSO SILVA, CLAUDIO TEMPONI, GEORGE HEUGERBART, EDUARDO, SODRE, SEBASTIÃO ITABORAHY SOBRINHO, GABRIEL ARCHANJO DE MENDONÇA, LAURETO ALVES DO NASCIMENTO, e talvez não venha conhecer também MARIO ROBERTO LOBUGLIO ZAGARI. Todos estes, meus prezados ausentes, ajudaram a soerguer este Município, o Estado de Minas Gerais e o nosso Brasil, com trabalho e exemplos.
É pena que você não pode conhece-los!
Mas não se inquiete, naão te espantes, e nem tema, pois você terá outras oportunidades, se é que é esse o seu desejo de agora em diante. Porém se não for, fazer o que!?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário