GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

UM VERDADEIRO "CALÇADÃO"


Por Jocarlosbarroso

Sobre o calçadão da Rua Coronel José Dutra até já manifestamos nossa opinião, porém, estávamos esperando no que iria dar aquele desenho pueril sem perspectiva alguma, revelador do simplismo, que nos foi apresentado, não obstante as outras versões já construídas terem sido péssimas e, de um tremendo e infinito mau gosto.
Aliás, o aspecto arquitetônico de nossa cidade, tão falado e perseguido pela atual administração, se era ruim, de tempos para cá tem piorado consideravelmente, já que os prédios de outrora, com raríssimas exceções, tem cedido lugar na verdade a uma enxurrada de caixas de fósforos, com algumas janelas e portas.
Contudo não procuremos os culpados, pois iremos nos perder neste emaranhado de responsáveis, e isso não passa de causa sem causa, já que muitos são eles, inclusive nós todos, temos a nossa parcela de culpa por permitir passivelmente esses abusos.
As construções do fim do século IXX e, inicio do século XX, aparecem hoje com certa raridade, pois o tombamento literal já vem sendo praticado a muito, cedendo os seus espaços, com raras exceções ás construções horrendas, com emprego de materiais já ultrapassados, na verdade isso quer nos parecer que é a exigência do mercado imobiliário local, e atual, na busca do lucro a qualquer custo.
Será que não dá para se empregar a criatividade e usar a velha receita, do bom, bonito e barato?
Confesso a minha ignorância por não ser do ramo, mas na mesma proporção posso garantir que não sou tão cru no quesito beleza, afinal sou confesso apreciador do belo e, não defensor da frase: “Quem ama o feio, bonito lhe parece”.
E continuando as máximas lhes apresento mais uma: “Beleza não põe mesa”. Bem mais isso é para quem não tem gosto ou se tem algum é mau gosto, e prefere empregar o dinheiro dessa forma horrenda e, sem imaginação, onde neste espaço privilegiadíssimo, como o calçadão, esses tijolinhos são assentados sem a mínima criatividade, num processo de dois mais dois, ou de um simplório feijão com arroz. 
Você não acha que poderiam aplicá-los em um desenho tipo, calçadão de Copacabana ou Ipanema, guardando as suas devidas proporções, cujos desenhos ficaram conhecidos no mundo inteiro?
Ah! E por falar em tijolinho, tem cidade aqui por perto que tem empregado os tais tijolinhos, em suas ruas e, olhe que são cidades com arrecadação bem menores do que nossa São João. “Vide” cidade de Pequeri há poucos quilômetros daqui, uma beleza, perfeito o calçamento de algumas de suas ruas!    
Mas meus prezados, se CALÇADÃO significa calçada, ou passeio extenso, e excepcionalmente largo, de belo efeito urbanístico, agora teremos que retirar o complemento desse significado lexico de belo efeito urbanístico, pois de belo não há nada, também nesse, que estão a nos apresentar e está por acabar.
Mas, nem tudo é ruim, nem tudo vai além da critica, e já nos damos por satisfeitos, primeiro porque aumentou a visibilidade, depois porque um amigo assimilou bem a nossa idéia de aproveitar o verão para alugar algumas cadeiras e colocar em frente ao seu estabelecimento e, olhe que logo surgiu a idéias também de alugar algumas sombrinhas, pois o sol já avisou, virá quente!!
Afinal este é ou não é o verdadeiro calçadão??? Com a palavra o povo, pois a minha aí está como não há remédio o que me resta é fazer o jogo do contente.
Nota dez, então para a nova quadra poliesportiva construída em pleno centro!
Ah! Eu ia me esquecendo, alo moradores das cercanias ou arredores da matriz NÃO SE ENGANEM NÃO HÁ ATO DE DESTOMBAMENTO, uma vez tombado, é para sempre, procure se informar, não acreditem em balelas politiqueiras, avisei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário