GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



sexta-feira, 16 de abril de 2010

MURALHAS DESTRUIDAS

José Carlos Barroso

DEUTERONÔMIO [20]
1 Quando saíres à peleja, contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo mais numeroso do que tu, deles não terás temor, pois contigo está o Senhor teu Deus que te fez subir da terra do Egito.

Meus caros amigos, minha atitude aqui se é a de ser um atalaia, que seja, mas não me furtarei, principalmente depois de ter visto um jovem de vinte anos, morrer aos meus pés durante este carnaval e, depois de ouvir a seguinte frase: “CARNAVAL É COISA DE DEUS, POIS DEUS É ALEGRIA”. Foi aí que recebi de Deus a ordem para o ataque ao valente, ao roubador, aquele que veio para roubar, matar, destruir. Dele recebi também as armas certas para o grande duelo, assim como todo o encorajamento para promover os assédios às cidades, que como a nossa têm hoje suas muralhas derribadas ao chão, pela investida do inimigo sujo.
Não se espantem com este preâmbulo, na verdade não há aqui a intenção de aniquilar os homens, mas sim salva-los das mãos perversas do demônio. Nossa luta meus caros irmãos, não é contra qualquer um de vós, nossa batalha é apenas espiritual e, há de ser vencida pela graça do Senhor Jesus.
Na verdade há por aqui, em nossa São João Nepomuceno, uma sucessão de erros, uma culpabilidade continuada e, dela poucos podem ser eximidos, são raríssimas as exceções nesta montanha de exageros, aonde o entendimento e permissividade chegam até as raias do intolerável.
E na percepção e reconhecimento do “mea culpa” cá estou a pedir perdão a Deus (todos os dias) por ter sido cúmplice da imundice, quando vejo a alegria fugir da normalidade e extrapolar as barreiras, romper as muralhas da sensatez, invadindo as fronteiras e chegando até a um total estado de liberalidade, aonde a aceitação chega até ao injustificável.
Não venham querer fazer-me entender, que essa libertinagem pertence à modernidade e jovialidade. Não isto é uma grande estupidez! Ser jovem não é isto e nem mesmo eles querem isto.
Sim é ledo engano meus caros, a impertinência tem sim um único dono, um dono absoluto, que pode parecer estar invisível, mas que se materializa em cada erro nosso, que se torna manchete, pelos continuados efeitos da malignidade e da corrupção.
Foi triste, muito triste mesmo quando ouvi: “carnaval é coisa de Deus, pois Deus é alegria”, quanto engano numa frase construída pela subjetividade.
Foi doloroso, como pai, ver a juventude se estatelar e finar-se aos meus pés, como que querendo me dizer: olhe aí o que você fez!
Hoje sei, tenho consciência de que não havia de minha parte a mínima compreensão, porque pertencia ao mundo da imundície. Agora ciente do meu dever de cristão, liberto pela graça do Senhor Jesus, eu posso lhes afirmar, que serei um combatente contumaz, desse poderoso inimigo. E começo assim, aqui e agora.
Será meu amigo, minha irmã, que Deus quer ver, esse estado de bebedice constante, ou será que Ele quer os Seus filhos tomados pela inconseqüência, dominados pelas drogas, adotados pelos excessos, até que cheguem as raias da morte?
Sim será que foi Deus, que em nome da alegria, que permitiu um jovem são-joanense tombar sem vida? Será que Deus quer ver Seu filho andar nu e drogado pelas ruas até ser preso pela policia? Será que Deus quer ver um de Seus filhos no auge da sua juventude alucinado ao volante de um carro até que chegue ao leito de um hospital? Será que Deus quer ver um filho Seu esfaqueado? Será que Deus em nome da alegria permite a um de Seus filhos a venda da terrível mistura de éter e clorofórmio em via publica em plena luz do dia, para que Seus outros filhos, portanto irmãos, possam livremente se drogar em nome da alegria? Será que Deus quer a Sua filha bêbada se prostituindo em cima de capôs de carros, sob olhares de uma turba? Será que Deus quer que esta cidade seja mesmo conhecida pelo sexo fácil e explícito?
Não se espantem, pois estes são apenas alguns excessos acontecidos em nome da alegria e, você deve conhecer outros tantos, que com certeza não pertencem a Deus, mas sim a ele, o deus da falsidade, o destruidor e devorador.
Tomemos todos juntos, nossa espada e couraça, meu irmão, partamos como soldados do Senhor, no oferecimento da paz. Paz que tão bem conhecemos, que nos impulsiona a vencermos, tal como dantes fizeram, quando venceram as cidades de Canaã tomadas pela corrupção.
As muralhas de Jerusalém estão destruídas, mas pelo fogo da imperfeição e, soergue-la depende somente de nós, que temos como aliada à perfeição de Deus.
Se nossas autoridades se mostram impassivas ou impotentes, que nos tornemos coligados, irmanados neste combate, da reconstrução da paz.
Isto não é utopia meu irmão, pois você sabe que Ele venceu o mundo, nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado. Cl 1.13.
Por KOINONIA (cooperação), pois conforme Fl 4.13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário