GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



sexta-feira, 16 de abril de 2010

DOS FILHOS DO INFERNO ATÉ AO "PAI"

José Carlos Barroso

Há indícios históricos, de que o carnaval em São João Nepomuceno vem desde o século XIX, quando as primeiras posturas da Câmara Municipal, estas elaboradas em 1854, já proibiam o “jogo do entrudo”, uma espécie de precursor do carnaval brasileiro, que se firmou através de uma portaria do chefe de policia do Rio de Janeiro, publicada um ano antes (1853), como uma certidão de batismo, portaria essa, com o mesmo teor da lei são-joanense, isso, portanto há 146 anos atrás.
Mas o carnaval viria a se firmar mesmo por estas bandas a partir das novas tendências, quando começaram a aparecer os clubes carnavalescos. Foi então, que surgiu em São João, no ano de 1907 o CLUBE CARNAVALESCO “FILHOS DO INFERNO” - QUE NOME! -, responsável pela introdução dos “préstitos” – comitiva, cortejo, marcha – estes realizados na terça feira, a terça feira gorda, que além dos carros alegóricos traziam os “carros de critica”, carros esses, que retratavam o cotidiano de forma jocosa, hilária, criticas mais voltadas para o “mexerico” o disse me disse do dia a dia são-joanense.
Foi aí então, que se ascendeu literalmente o “fogo no inferno” e, dando inicio assim ao desentendimento entre os diretores do “Clube Carnavalesco Filhos do Inferno”, também com este nome pouco podia se esperar! Até que por tanta desarmonia, chegaram a se separar em duas facções, fundando assim os clubes: Democráticos e Trombeteiros no ano de 1913. Discórdia é o nunca faltou e, ela vem percorrendo os anos, alias outros clubes foram constituídos em nome da dissensão, como é o caso do Mangueira FC, quando alguns diretores e adeptos vieram a fundar o Botafogo FC, e assim quem se dá ao gosto de percorrer a historia desta terra, verá que tudo por aqui parece ter começado e terminado por alguma discórdia.
Vejamos meus caros irmãos o que nos diz o Apostolo Paulo sobre a dissensão em Gálatas 5. 19 – Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 – a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 – as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Não é isto que você vê no carnaval?
Não há, portanto carnaval ordeiro, carnaval família, ou qualquer coisa desse tipo, há CARNAVAL, apenas e tão somente isto, a festa da carne e, há a ordem e a família.
No carnaval sempre existiu o excesso, em nome da liberdade nos quatro dias, uma permissividade excessiva, bem própria do desejo daquele, que tem um único interesse, ou seja, a destruição da obra de Deus que é a família e a derrocada de seus filhos.
Mas nada é culpa sua e não há meu prezado irmão, de nossa parte, desejo algum de tirar-lhe a possibilidade de estar alegre, há sim um desejo enorme de mostrar-lhe, o quão é saudável estar alegre na presença de Jesus, por Ele e com Ele. Desejo grandioso, de que você possa conhecer o que conhecemos pela misericórdia de Deus, pois a verdadeira alegria, é estar a cantar sorrindo: “podem me chamar de maluco, podem me chamar de pirado, mas fique sabendo, que eu estou é apaixonado, por Jesus o meu amado”.
Sim meu amado, nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue e, sim contra o espírito destruidor, o maligno devorador, pois é assim, que está escrito em Ef 6. 12 – pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.
O livro de Oséias nos oferece pungentes apelos, de forma a levar a todos a uma convicção do pecado até que se chegue ao arrependimento afim de que voltemos para Deus em busca do verdadeiro amor, da verdadeira alegria, para a plena cura e refrigério total. Entenda e aceite o que está contido nas palavras de Deus em Os.4 11 – A incontinência (falta de moderação, então o excesso), e o vinho, e o mosto (sumo das uvas antes de acabar a fermentação) tiram o entendimento. É, é por isto, que o alertamos, você com JESUS e sem isto pode ser infinitamente mais feliz.
Por fim, nosso grande desejo e, é de coração, é ainda poder ver um dia, que a historia levou nossa São João, dos Filhos do Inferno até o Pai!
Que a graça seja com todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário