GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



sábado, 30 de março de 2013

EPÍTETO>


UM EPÍTETO DE ESPERANÇA: URGENTE.

Por José Carlos Barroso



Houve um tempo que a cidade por seus cidadãos muito se orgulhava do epíteto “CIDADE GARBOSA” talvez fosse para muitos uma égide contra as infamas a NOSSA cidade e a todos que a amavam.
Porém sinceramente em que pese toda a intenção de quem o criou, esse cognome não soava unânime entre as gentes desta terra e, nos dias de hoje não era usual vê-lo estampado. Mas é preciso urgentemente recuperar a auto-estima desse povo, que sofreu por um tempo as mazelas do autoritarismo, e da autocracia de uma classe impostora aplicada com freqüência em detrimento da liberdade individual.
Que desastre o lançamento do “JUNTOS PODEMOS MAIS” já que soa impessoalidade e, muito mais ainda é um sinal claro de poder pela força de uma classe rodeada de asseclas, que simplesmente preferiram fechar os olhos, os ouvidos, mas não suas bocas, porque a intenção era a imposição dessa paráfrase, por isso a satisfação de se propagar aos ventos o famigerado tempo de 2005 a 2012, como se fossem tempos de venturas e progresso.
Chegaram ao cúmulo do absurdo e escreveram no primeiro cartaz comemorativo de aniversário do município um sonoro “ASTEAMENTO” das bandeiras sem o “H”. Vexame total, quando então já podíamos antever o tsunami, que estaria por chegar!   
Mas a parcimônia parecia ter sobrepujado, e a elegância, a distinção dos concidadãos desta cidade, apenas escondia o horror de uma cidade inteira, pelas tempestades de mazelas, que assolou essa gente inocente.
Almejar a recuperação de nossa terra por um slogan que nos convida a reconstrução “RECONSTRUINDO A GARBOSA” quando nada nos impulsiona e emociona, pois nos dá vida e sentido para ajudar, para defender, já que houve um tempo que vivemos o “CONSTUINDO UMA NOVA GARBOSA”, “O TRABALHO CONTINUA” ou “ADMINISTRANDO O FUTURO” frases que tiveram como intento fortificar o ideário de nossos mandatários, alicerçados pelo povo, já que a cidade àquela época nos parecia também adormecida, enquanto o futuro se avizinhava. 
Seja qual codinome se lance, todos são bem melhores do que o apodo “SÃO JOÃO BURACOCENO”, pois o sentido sarcástico mesmo que criativo, nos remetia a um tempo de nebulosas atitudes, que não passaram de teimosia, e despreparo administrativo e, político, e a penalização a um povo inocente, e passivo estava visível.
O “POR AMOR A SÃO JOÃO” e o “JUNTOS PODEMOS MAIS” eram verdadeiros cantos de sereia, e o povo pagou caro por acreditar nesse engodo, que depois lhe pareceu infindo, e para não sofrer como escravo as conseqüências dos desejos aniquiladores de uma classe perniciosa e dominadora, fez vista grossa, até que pode dar o troco, empunhando a bandeira da democracia, num belo exemplo de cidadania.   
É muito bom poder novamente cantar, como EDMUNDO LYS:
Cidade de São João linda cidade / Que é um sorriso gentil entre colinas/Cidade de São João que agente canta como cantiga de felicidade...






Nenhum comentário:

Postar um comentário