GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

UM PAPAI NOEL "BIRITEIRO":


Por José Carlos Barroso


Dias atrás lhes contei sobre o fato de eu ser testemunha ocular da prisão do Coronel, mas foi por lá também, que acabei de deparar, com o velho Papai Noel, que já cansado pelos seguidos anos de trabalho acabou por fazer, como tantos, que também escolhem aquele local a Praça do Coronel para descansar e deixar a conversa rolar ao lado de uma bebidinha.

Pois bem e lá está ele, o folgazão e bonachão velhinho, na sacada da centenária Escola, bebericando sei lá o que, suco não deve ser, talvez um coquetel (mistura de duas ou mais bebidas alcoólicas se prestarmos bem atenção na taça em cima da mesa), debaixo de uma sombrinha sobre a “sombra da noite”.

Até aqui nada de esdrúxulo, nem mesmo bizarro, já que se trata apenas de um reforço de cena, dando idéia da intensidade do calor à noite.

Eu até entendo, o tempo não está para brincadeira e aqui em São João o calor tem ficado mesmo mais do que insuportável, principalmente para ele, o Papai Noel, com aquela roupa vermelha e as barbas longas, e ainda por cima com um gorro na cabeça, o pobre coitado deve estar “morrendo de calor”.

O pior é que não obstante a todo esse calor, o tempo não deve passar para o Noel, pois nenhuma criança pode chegar até o bom velhinho já que há uma cercadura de inusitado mau gosto a separá-lo das crianças.

Que covardia, um velho ao sol causticante de dezembro, ainda tendo que conviver com a mais recente proibição às crianças, ou seja, de vê-lo de perto, já que esperam por um ano para viverem os seus sonhos.

Bem mais, esse tra lá la´não tem significado se não dermos alguma sugestão, e então aí vai a nossa, para que pelo menos retirem aquela birita de cima da mesa onde o Noel está e coloquem-no lendo o também centenário Jornal “VOZ DE SÃO JOÃO”, ou um bom livro, já que para quem trabalhou tanto dando bons exemplos para as criançinhas esse exemplo de biriteiro está pra lá de péssimo.

Logo ele, que já entrou pela janela, carregou sacos de presentes, gesticulou e cantou por aí, tocou sininho, ficou sentado em cadeira de balança, desceu chaminés, passou por telhados e tantas outras coisas, para ver uma criança alegre, e agora justamente numa escola de crianças e depois de aposentado começaram a dar-lhe birita.

Será lastimável, como inadmissível, se ele vier a cair da sacada, por estar tonto.

3 comentários:

  1. Amigo: Papai Noel ou pai natal. tudo isso não passa de uma fantasia muito antiga e comercial. pai natal nunca existiu, mas sim São Niculau que por altura do natal destibuia umas pequenas lembranças as crianças pobres, e dai a lenda do Pai Noel ou Pai Natal.
    Um abraço
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  2. Amigo Zé Carlos,achei muito interessante sua sugestão.Seria muito mais lógico que o Papai Noel estivesse lendo um jornal ou um livro,já que do lado de dentro daquela sacada existe uma biblioteca.Assim ele estaria dando um exemplo muito melhor para as crianças e os jovens.

    ResponderExcluir