GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



quarta-feira, 20 de junho de 2012

COM A PALAVRA


OS DESOCUPADOS...!

Por Jocarlosbarroso



Cidades do mundo inteiro possuem os seus afamados cafés, sendo tradição em muitas delas principalmente em se tratando de Brasil, um dos grandes produtores dessa semente e que depois de torrada e, pelo processo de infusão se faz soberba bebida.
Por aqui não é diferente, temos o nosso precioso cafezinho servido em padarias e, lanchonetes, mas a tradição mesmo fica por conta do Bar Central, que situado na confluência da Rua Coronel José Dutra, com a Praça Carlos Alves (numa esquina) e há quase um século é o ponto de encontro de muitos amigos, que volta e meia, ali se reúnem para um bom papo, não importando a hora, pois bom mesmo é se conquistar mais um amigo, ao prazer de um saboroso cafezinho.
Pois bem, meus prezados, mas tem gente que não entende, não gosta e, certamente enegrecer, macular é o seu prazer, já que o gosto e o prazer são muito pessoais, e gostar de alguma coisa neste caso fica bem mais difícil.
Assim, na semana passada alguns homens e senhoras, jovens de ambos os sexos, foram achincalhados por uma senhora, que usando de escárnio o microfone de uma de nossas rádios chamou a todos os freqüentadores desses cafés de “desocupados”.
Ora, que besteira!
Foi aí que comecei a pensar que o mundo possui mais desocupados do que imaginamos, já que são muitos os cafés espalhados, e que assim somos um desses desocupados, já que não só apreciamos como somos amantes dessa bebida principalmente das genuínas.
Mas vejam só o significado de desocupado segundo o famoso léxico Aurélio Buarque de Holanda: “Aquele que não tem ocupação, que não trabalha que é ocioso livre de compromisso”.
Pois bem, dentre tantos amantes da bebida e de um papo despretensioso e saudável, muitas pessoas que são até simpatizantes dessa senhora, se viram também entre os chamados desocupados, já que generalizando atacou ela a todos sem piedade, sem distinção, de forma discriminatória e aviltante.
Foi aí que me dei conta que por aqui também além das inocentes casas de café vem funcionando a algum tempo livre de qualquer empecilho, uma casa de prostituição, tudo aos olhos e, aquiescência de todos os poderes constituídos e, ninguém diz uma palavra sequer e, principalmente essa senhora, que embora possua o poder para tal, permanece inerte permitindo a concupiscência às escancaras, mesmo que a lei seja proibitiva, fazendo prevalecer os costumes seculares e perniciosos.
Será que essa senhora imagina que ali não é lugar de desocupado? Não nos parece, que a inocência seja incomensurável e que os fatos acontecidos ficaram no sigilo.
Não provoque nossa memória e fique ela sabendo de que “Mais do que a força das palavras é a intenção de quem as profere”.
Quanto aos desocupados fiquem vocês sabendo que isso é dano subjetivo e objetivo causado por uma pequena palavra, que sangra como punhal o intimo de pessoas de bem, enquanto é ululante que o mal da inércia, que envolve o poder, chega ao ponto de amnésia do que ontem mesmo aconteceu e perambulou sem destino por toda cidade, talvez procurando o fantasma do “bom moço” ocupado.

Sem qualquer sentimento diminuto, mas atento às más intenções, e esperando ansiosamente a chegada das boas eu continuarei fazendo valer as minhas prerrogativas. 


Obs: As fotos trazem o antes e o depois, uma tradição que se renova. É uma pena, mas nem todos conhecem a tradição, principalmente aqueles que falam o que não sabem e, o que sabem só fazem por macular. Coitados!      

2 comentários:

  1. Amigo José Carlos,ela,querendo atacar apenas uma pessoa,que não teve coragem de atacar,acabou generalizando e ofendendo a todos.Mas e eles,o casal,onde frequentam,que a gente nunca vê,onde tomam cafezinho com os amigos?Eu,pelo menos,nunca os ví em locais públicos,converando com as pessoas.Será que é medo do povo? Se acham tão populares e queridos ,que motivos teriam para temer o contato com os cidadãos?Ou será que é apenas arrogância?

    ResponderExcluir
  2. Nilson meu amigo tenha plena certeza que é arrogância, prepotência, mas medo também porque pelas ruas e esquinas vão virar alvo de um povo que já está de saco cheio dessa gente, vamos continuar escrevendo!!!!!
    Obrigado pelo comentário.
    Abraços.

    ResponderExcluir