GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



quinta-feira, 21 de junho de 2012

NEGO JAMES

Ele é filho do Pai, pregador da boa palavra, aquela que salva e edifica. Um cara bem diferente do comum, assim é filho incomum!

*Por Renato Ferreira

Um dia um músico carioca pegou um cd de um cantor São-joanense e perguntou : quem é esse negão que está cantando ? O "nepopózense",  disse sorridente : que negão nada, esse é o James, meu amigo, e é branquelo! O carioca perguntou porque esse tal de James então não tinha nome artístico e, mesmo com o São-joanense dizendo que o “James” não pensava nisso o carioca disse : coloque então “NEGO JAMES”
O São-joanense em questão era Samuel Xavier que carinhosamente chama Thiago Barroso de James (Thiago em inglês). Thiago gostou da ideia principalmente para tirar o nome dele de evidência porque uma coisa básica de Nego James não é a fama, nem o tratamento de astro, como dizia Millôr Fernandes : “não quero ser famoso, quero ser notório”.
Nego James lançou seu primeiro cd em 2009, gravado na casa do outro músico são-joanense Aldo Torres. Gravado em apenas um dia, com batidas retiradas da internet e, acréscimos de efeitos e guitarras de Aldo Torres, esse primeiro trabalho marcou por uma voz da verdade sobre a vida, sobre Deus, experiências vividas, e protesto contra a religião. Lançado na net, totalmente grátis para downloads, Nego James fez questão de constar na contra-capa do cd : “Podem copiar, não é pecado mas vende-lo é trairagem!”
JESUS E A PIPA, nome que Nego James deu a esse primeiro trabalho que faz uma metáfora  da verdadeira relação entre jesus e uma pessoa :

“A religião é um barraco caído,
Mas jesus tá na laje, livre arbítrio,
E na laje solta pipa, pipa feita de papel,
E pipa sou eu, e pipa, voa no céu...”


Com vários downloads na net, Nego James se orgulha de ser bem diferente de cantores gospel e, seculares que se afundam em superproduções e fazem tanta questão de cachês : “Meu objetivo é a mensagem...Não quero levar ninguém pra igreja, quero leva-las a pensar sobre Deus e sobre coisas como justiça, fé e amor. Minha música é como um projeto social, eu recebo doação de quem quiser mas não peço, eu tenho trabalho e invisto o meu salário nisso, em abrir os olhos das pessoas, dar uma ideia, filosofar rimando e educando, e por trás das cortinas, meu negócio é ajudar a quem precisa de várias outras formas além da música...”
As letras, são o mais importante para Nego James, através delas Nego pretende dizer para mais pessoas possíveis, coisas que não se falam nas igrejas, nem em escolas, nem nos palanques de políticos. É comum em apresentações de rua, Nego James gerar comoção e identificação em diversos tipos de pessoas : ateus, espíritas, católicos, evangélicos, negros, brancos, mulatos, ricos, pobres...Mas Nego diz : “Não curto ecumenismo mas, Deus deu o livre arbítrio, então não serei eu quem vai tirar, meu caminho é um só, minha visão é uma só, todos caminhos não levam a Deus, mas Deus percorre várias vias para chegar até nós!” é como Nego James diz na letra de “Mãos ao Alto”:

“Falso pastor carnívoro, evangelho errado,
Moram em palácios andam de carro importado,
Mas Jesus Cristo, esse eu lembro bem,
Burrinho emprestado eu não sei de quem,
E sem tapete vermelho chegou em Jerusalém,
E nunca cobrou dízimo de ninguém...”


               As pessoas acabam se identificando com as letras e depois de dois anos de apresentações em lugares nada glamorosos, como esquinas, praças, cadeia, escolas,  Nego James está se preparando para mais um projeto novamente ao lado de Aldo Torres : “Aldo é brother, talentosíssimo, descomplicado, e entende minha proposta, nesse novo projeto ele prometeu fazermos algo mais trabalhado e mais bem produzido, e as letras estão melhores e eu quero algo mais pesado, mais rap e mais heavy metal...”
Nego James conta que o próximo trabalho, que se chamará provisoriamente “Salve Eu, Salve Todos”, vai ter letras de cunho mais social  : “São letras que contam experiências minhas por aí, falo de violência, falo de superação, humildade, criminalidade, amizade, política, educação. De certa forma como foi em Jesus e a Pipa, mas agora vou mais fundo, falo da minha cidade também e sempre falando de Deus...”
Abaixo uma pitada do que vem por aí Nego James anuncia a letra de “Comprando Briga”:


“A elite e seus bebês, cemitério clandestino,
Eles põem fogo nos mendigo, índio e nordestino,
O povo é mal informado via televisão,
E segue alienado, é a manipulação,
A Europa é rica, mas nosso ouro tá lá,
Nos cofres, nos talheres, no altar,
Bateram no negro pra construir uma igreja,
Escondem a pedofilia e proibiram a cerveja,
Eu sou livre do Papa e do Bispo,
Do capeta, do dinheiro e do Anticristo...”


 E explica: “Não quero briga, “Comprando Briga” é uma metáfora que quer dizer que estou na brecha, como se diz na bíblia quando uma pessoa ia interceder a favor de outra. Estou em legítima defesa falando a verdade, defendendo oprimidos, denunciando opressores e apontado a saída, foi assim com a minha vida, deu certo, não dou um remédio que eu não tomei, eu sei do que estou falando...”
Nego James se diverte e diz que preza pela diversão e prazer em cantar suas rimas, costuma a dizer que se ninguém ouvisse ele, ele mesmo iria ouvi-lo, não por vaidade mas por estar fazendo aquilo que se quer fazer, ou deve fazer.
Nego James já rejeitou pedidos para sempre tornar o caminho mais fácil, e diz sempre que não cobrará por cachês, ou ingressos em suas apresentações se essas forem em lugares fechados, ele diz : “Não quero ser incoerente, quero sempre cantar as minhas letras, se um dia cobrar caché, tenho que limar algumas letras do meu repertório então, podem ter certeza, o que eu canto, eu vivo, ou melhor, eu tenho que viver...”
Para terminar colocamos mais uma pitada do tempero de rimas do próximo trabalho de Nego James, a música se chama “Jesus é a Verdade Dele”:


“Meu rap é fé e artigo científico,
Tem censo crítico e levanta paralítico,
O futuro do país está trancado na lan house,
A babá de antigamente era o Mickey mouse...”

Nota: E esse "Nego James" é meu filho. Obrigado Senhor por essa preciosidade. Cada dia estou mais convicto que ele nasceu para o evangelho e, para Te servir. Esse cara é demais!

*Renato Ferreira é um grande jornalista e, confrade dos melhores, como são os 14, mas é amigo desses que Deus fez ao Seu gosto, como Cebolinha da Monica. 
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário