GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



domingo, 31 de outubro de 2010

DE CABEÇA PRA BAIXO

Por José Carlos Barroso

Hoje pela manhã ao vir caminhando depois da votação, encontrei com uma amiga, hoje professora aposentada e, mãe de um saudoso aluno e amigo, o Cassinho, e passamos a recordar alguns acontecimentos passados e alguns casos, que sinceramente acho que estão mais atuais do que nunca.

Disse ela – Zé Carlos uma vez o seu pai conversando comigo na porta do Colégio (você sabe dali tínhamos uma visão privilegiada da cidade), ele disse: você vê o que estou vendo Carmem? Esta cidade minha filha está de cabeça pra baixo eu estou vendo isso. Foi então que continuando a conversa começou a dizer-lhe da troca de valores “Valores tem, quem não os tem”. Alias este era um dos assuntos de sua preferência, em aulas de Educação Moral e Cívica, por sinal não havia pessoa que melhor se enquadrasse nesse contexto.

E dessa conversa, entre o diretor amigo e a professora amiga, para cá já se passaram mais de vinte anos, e vejam vocês, que naquele tempo ele já dizia isto! O tema continua em evidencia.


Pois é isto o que temos visto realmente triunfar; as nulidades. E a cada ano que passa, vamos presenciando o descortinar das fumaças das fogueiras das vaidades, das falsidades, do que é leviano e ímpio, do iníquo, quando concomitantemente vamos presenciando a sociedade perder a capacidade de diferenciar o certo do errado e o anormal passando a ser normal, normalíssimo.

A política protagoniza boa parte deste enredo porque o povo tem medo de falar em política pelo que ela tem representado ultimamente forte a tantos escândalos.

Mas aqui vai um conselho para aqueles que evitam comentários políticos: Já dizia Platão: “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política. Simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. Trocando em miúdos, depois não venham choramingar.

Nas campanhas eleitorais deste ano, o cinismo chegou às raias da insensatez, todos eram a favor do aborto, depois bastou à contraposição de alguns, para que mudasse logo de opinião. Passaram a ser “Maria vai com as outras” e se tornarem decididamente contra. E assim também vai ser quando vier ao campo da discussão, o direito à morte, à clonagem, e quando o homossexualismo prevalecer sem combate. Estes meus caros são alguns, dentre tantos temas polêmicos, hoje ainda em voga, porque o homem foge do livro da vida, a BIBLIA.

Porém sinceramente eu temo não alcançar o tempo em que poderei dizer: E meu velho pai estava com a razão há muitos e muitos anos atrás, quando mirando a cidade do alto da colina que tem o nome de “ESPERANÇA" (interessante, parece até ironia do destino), desabafou: "Está tudo de cabeça pra baixo. Valores tem quem não os tem”.

Um comentário:

  1. Amigo Tens toda a razão, mas para mim os politicos são todos iguais, não sou muito dado à politica, minha politica é outra, trabalhei durante 43 anos, me aposentei, e me dediquei mas a serio a minha religião porque ja era catequista e Acolito e agora se Deus quiser no proximo dia 8 de Dezembro serei Ordenado Diacono, a minha politica é essa, e escrever umas coisas e nada mais.
    Um abraço
    Santa Cruz

    ResponderExcluir