GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

FACTÓIDE?

Por José Carlos Barroso
O que temos visto nestes últimos dias é uma chuva de asteróides vindo de determinados planetas, arquitetando um escândalo em torno da figura simplória do palhaço Tiririca, eleito para a Câmara dos Deputados por São Paulo, pela bagatela de um milhão e trezentos e poucos mil votos.
Será mesmo que é prudente a laparoscopia, que estão a receitar, ou que intentam realizar no popular Tiririca, sejam os da mídia, nacional ou internacional, a justiça injusta, ou mesmo os seus pares?
A quem interessa mais esse escândalo? Desta feita ao nosso ver, os questionamentos são levados e trazidos pelos invejosos, que curtem as suas dores de cotovelo pela apreciável popularidade do palhaço.
Talvez até pelos desejosos de ganharem notoriedade quando trazem questionamentos do tipo "Mas Tiririca, de fato, sabe ler e escrever? A suspeita é que não. Vários indícios permitem levantar essa desconfiança”.
O promotor da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, anexou a reportagem da revista Época a duas representações que levou à Procuradoria Regional Eleitoral e à Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Ele declarou que a reportagem coloca sérias dúvidas sobre a alfabetização do candidato e propõe um teste: "Estou sugerindo que se faça um ditado com um trecho da Constituição e depois se peça a ele que leia um outro trecho. Se ele não conseguir fazer o teste, a candidatura poderá ser impugnada".
Deve ser constrangedor, você ser seguido por paparazzis ou repórteres, ávidos por um momento incriminador, para que assim possam ter o seu lugar na selva da imbecilidade.
Incomoda-me esse tipo de coisa, mesmo sem ter nunca experimentado esta tão sonhada fama graças a Deus. E questiono, será mesmo que vale a pena vasculhar a intimidade das pessoas para saber se ele é digno de todos nós? Quanta pretensão.
Não entro no mérito da questão sobre o fato de que Tiririca poderia ou não se candidatar de acordo com a nossa gloriosa Constituição Cidadã de 1988. Mas já que a mesma impede analfabetos de serem eleitos para cargos públicos, é possível que a candidatura de Tiririca seja cassada, se ele padece da presunção de ser um analfabeto.
Mas mesmo não sendo contratado como advogado do Tiririca, parto em sua defesa, com a conhecida tese de atacar primeiro a quem desejar ou ao menos tem a intenção de iniciar o ataque.
Com isto perguntamos: Contra Tiririca pesa o fato da intenção de tentar ou mesmo de burlar a lei, mas contra os poderosos mandatários que atravessam anos no poder, ou contra os legisladores que a custa de milhões se fazem perpetuar no poder, o que lhe pesa sobre os seus sacrossantos ombros?
Eu já lhes digo. Pesa sobre os seus ombros a culpa de não terem proporcionado a alguns brasileiros como Tiririca a oportunidade de se valerem das benesses da educação e da cultura.
Pesa sobre os seus ombros a manutenção da desigualdade quando a própria constituição determina que todos são iguais perante a lei.
Lhes pesa ainda a culpabilidade por não oferecerem meios e condições de melhores salários ao povo, como fizeram com esse pobre palhaço, que venceu a custa de muito sacrifício, venceu apesar da fome e, porque tem talentos, aqueles que Deus lhe deu.
Naturalmente se assim não fosse, se dependesse da ajuda desses lobos devoradores, desses invejosos perniciosos, desses malogrados bajuladores, desses demagogos de cadeira cativa, talvez seria mais um caquético esquelético esfomeado e, jamais o famoso Tiririca, seria sim o desconhecido titica.
Não, Tiririca não é um factóide, alguém lançado e divulgado com sensacionalismo, no propósito deliberado de gerar impacto diante da opinião pública e influenciá-la.
Tiririca é alguém que conquistou o Brasil com sua simplicidade, e com a sua não menos reconhecida “Frorentina”, ganhando notoriedade, e agora eleito ganhando popularidade mesmo que a contra gosto de alguns, que insistem em buscar o mesmo que ele custe o que custar.
Tiririca corresponde ao direito inalienável de cada cidadão brasileiro, de poder escolher os seus representantes, e se está errado não digam isto a mim e sim aos mais de um milhão de paulistanos, como também digam a todo povo brasileiro.
E se há alguém que acha isto tudo um grande absurdo, esteja certo que o absurdo e o erro não está só com o palhaço Tiririca, ha mais alguém culpado nessa historia.....
E para quem só tem martelo, e pensa que tudo é prego, aconselho a repensarem os seus conceitos porque você também pode um dia ser um prego.
Que a paz do Senhor Jesus esteja com você.

2 comentários:

  1. Amigo Jose Carlos; Não percebo nada de politica, mas sempre ouvi dizer que os politicos quando perdem fazer tudo para dizer que este ou aquele não tem ou aquilo para ver se correm com ele. Mas uma coisa que eu não compreendo O tribunal ou o que é aceitou a candidatura do Piririca, nessa altura a que deviam ver se ele sabia ler e escrever não é depois de ser eleito sabes que mais é tudo uma palhaçada.
    Um abraço
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  2. Tambem foi noticia nos media Portugueses, o facto insólito de um palhaço analfabeto ser eleito deputado.
    Tambem eu pergunto: Um cidadão Brasileiro pelo simples facto de lhes não terem sido dadas condiçõs para aprender a ler e a escrever, não poderá ser eleito?
    Por jeitos e segundo a lei suprema Brasileira não.
    Esperemos para saber o que decidem os Doutores da sabedoria.

    ResponderExcluir