GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



sexta-feira, 17 de maio de 2013

QUE XATICE....TAMBÉM ELE É UM XATO ....


O INSISTENTE PODE SER UM “XATO”
Por José Carlos Barroso



Tem gente que não se enxerga, e preferindo ser insistente acaba por ser impertinente, pois fala de maneira ofensiva, inconveniente, importuna, e assim passa a ser chato, e como dizia o meu velho amigo filosofo são-joanense, conseguindo ser tão chato, que se torna um chato com X (XATO).
Para que você possa aquilatar o grau de chatice de um “xato” esse é aquele que está a nível bem acima daquele que é insistente, ou que é um maçante rabugento, sendo a boca de outro, que se acha inteligente, mas não passa de um tímido, pérfido.
Pois bem, e esse primeiro a quem hoje me refiro chega as extremidades da “xatice” quando usa de um cacoete dos mais pernósticos, falando “são meio dia e meio”! Ou “faltam um minuto” Gente isto até dói!  
E é esse “XATO” que volta e meia procura um jeitinho para como “boca nervosa” espezinhar a quem por osmose passou a não aceitar já que o seu mentor é quem abomina, mas, porém inábil, sem coragem prefere o silêncio, e fica a ouvi-lo vociferar baboseiras, quando passa a dirigir censuras, ou reclamações de forma crônica.
Na verdade formam uma boa dupla de rancorosos. São eles as “baratinhas”, pois mordem e assopram. Assim o primeiro manda, e o segundo executa. Mas só não explicam por que ficaram em silêncio por tantos anos. Mas tem gente que não sabe, agora nós sabemos por quê!
E olhem, que eles têm feito escola, e nesse cenário já aparecem outros, que se achando o ultimo “biscoitinho” do pacote, já começam a pôr as manguinhas de fora.
É assim mesmo, “O incapaz joga pedra na árvore de frutos maduros, e não conseguindo derrubá-los, diz que os frutos estão verdes”. Moral da história: ele não conhece a escada, além de não saber como subi-la.
Vou terminar porque “faltam um minuto” e depois já “são meio dia e meio”. Isso é triste!
Aí vai uma pequena regrinha: o verbo “ser” obrigatoriamente concorda com o predicativo, quando indicar tempo, por isso não se fala, e nem se escreve no plural, e sim no singular: É MEIO DIA E MEIA (MEIA HORA)! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário