GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



sábado, 25 de agosto de 2012

"O PATO E O MARRECO"




Por José Carlos Barroso

Constantemente a mídia publica fatos e candidatos bizarros da política nacional e, por aqui não é diferente, pois depois de bem observar a listagem, encontramos neste ano um pato e um marreco.
Longe de mim fazer alguma propaganda para qualquer um dos dois, não que não mereçam, pois são dois amigos, mas a observação merece revelação, já que talvez seja um fato político inédito.
Primeiro fui socorrer-me ao dicionário para ver o que Aurélio Buarque de Holanda tinha a nos oferece sobre o significado das palavras, quando então encontramos:


Pato: Ave anseriforme, anatídea, especialmente os de grande porte.

Marreco: Designação comum ao macho da ave anseriforme, anatídeo. No Brasil o nome é usado, para todos os anatídeos de pequeno porte. 

Daí em analise estamos frente a duas aves pertencentes à família das aves anseriformes, anatídeas, que contem bico largo, ambas aquáticas.
Assim nos parece que a diferença entre eles está mesmo no tamanho, mas mais à frente deparei-me com a expressão pato rouco, que vem a ser uma pessoa de voz rouquenha.
Bem mais aí as coisas mudam de figura, quando personificamos as aves de forma comparativa a esses dois amigos e candidatos, pois PATO ROUCO para nós é aquele que compõe e canta geralmente sambas de enredo, arte que executa como poucos e, pela maestria, já o MARRECO é aquele hoje advogado, que antes, quando ainda estudante era o menino que morava na casa ao lado do lago dos patinhos, (a criação daquelas aves era uma tradição de seus antepassados) que na verdade eram marrecos, e assim ficou ele na sua cidade conhecido.  
Voltando a política as duas “aves” digo, os dois candidatos pertencem a partidos antagônicos politicamente, mas que nos permitem observações como esta e, que naturalmente são apostos sem demérito a qualquer um deles, até porque assim também se identificam.
Quanto a musica ideal aos dois deve ser mesmo aquela de autoria de Vinicius de Morais e Toquinho, que faz parte do grande sucesso infantil A ARCA DE NOÉ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário