GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



sábado, 16 de novembro de 2013

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



SERÁ MESMO QUE ELES MERECEM SÓ ISSO?
Por José Carlos Barroso

A Câmara de vereadores são-joanense esteve reunida nesse dia 14 último para  discussão e votação da revogação da Lei que criou o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA no município (feriado municipal), quando então deparei no face book, com uma postagem de um de nossos nobres representantes e, já lhes adianto, que nada há de pessoal contra quem quer que seja. O debate deve estar sempre voltado para o campo das idéias e jamais para o das pessoas Vejamos ipsis litteris:

“Eu e os demais vereadores votamos conscientes de que estaríamos homenageando a nossa cultura, nossas raízes, nossa gente...infelizmente para a classe patronal... muitas vezes atrapalha mais um feriado, em que a produção, menos lucro, impostos, e que martirizam até os próprios chineses que vendem suas mercadorias mais em conta, acessíveis ao bolso do cidadão...Inconstitucional seria não preservar nossa cultura e fazer valer o DIREITO LEGÍTIMO de uma classe extremamente produtiva e digna que somos todos nós...os afro-descendentes brasileiros...Parabéns a todos por essa data democraticamente merecedora!!!”

A postagem do parlamentar municipal levou-me a sopesar sobre o assunto e posicionar-me, quanto à matéria e a sua complexidade.

Será mesmo Senhores Vereadores, que Vossas Excelências estão conscientes de que com um feriado insípido desses, estarão a homenagear a cultura, e nossas raízes? Será mesmo que pensam que basta aos negros são-joanenses um feriado, apático, literalmente “sem açúcar e sem afeto” parafraseando Chico Buarque? Será mesmo que podem Vossas Excelências se vangloriarem de vossas consciências?

Que me desculpem os que pensam contrários, mas não se constrói um País através de feriados como querem, ou pensam para que fiquemos livre do trabalho, corroborando e endossando a apatia e a inércia. Um País se faz com trabalho digno, com muita consciência e, com respeito a todos de uma comunidade jamais com feriados que só fazem por empanar essa macula absurda chamada ESCRAVIDÃO.

“Não precisamos de um dia de consciência negra, parda, branca, albina, ou amarela, precisamos de 365 dias de CONSCIÊNCIA HUMANA!!” Pensem nisto Senhores Vereadores antes de tratarem de temas complexos como o presente!

Meus prezados, o respeito, a dignidade deve ser à base da eqüidade que esse povo sempre sonhou. A homenagem que Vossas Excelências querem imprimir como autoridades representativas do povo deveriam ser a de não permitir que todos esses nossos irmãos negros venham ser subjugados e, humilhados como foram.

Desculpem-me, mas não há nesse pensamento, a mínima consciência e, sim a maior das inconseqüências, ou o maior dos equívocos, infelizmente!

Sejam sabedores, ilustres representantes do povo, que esta “homenagem” se é assim que a chamam, é muito pouco para um povo sofrido e humilhado, vocês acabam de lhes dar uma pílula consoladora de farinha e água depois que eles viveram as pechas da incompreensão sempre contrárias ao bom senso, à razão, e a verdade.

Para terminar, e para que todos tomem conhecimento, orgulha-me o sangue que corre em minha veia, o sangue do povo de ZUMBI, orgulha-me ser parte de uma miscigenação, orgulha-me mais ainda ter sido criado por uma “mãe do coração”, que talvez alguns de Vossas Excelências tenham conhecido – a LALA - um doce de nome, de quatro letras apenas, assim como o AMOR, para um doce de mulher, mulher pura, meiga, simples, uma digna representante desse povo negro, que emprestou-nos o sangue para vivermos, que deu-nos a dignidade para sermos gente, e abominarmos o pesadelo que viveram e ainda vivem.

As minhas homenagens não deixarão de existir, mesmo e principalmente que seja contrário a esse “feriadozinho” que pouco, ou nada representa perto da magnanimidade do coração dos homens e mulheres dessa raça de beleza e significado imensurável!!

O que espero e que possamos continuar a viver os ideais do povo negro, os ideais de LIBERDADE!

 LIBERDADE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário