GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ALAC > ACADEMIA SÃO-JOANENSE DE LETRAS ARTES E CIÊNCIAS


Por José Carlos Barroso

Ansiedade e expectativas à parte, o fato é que aconteceu, nesse dia 02 de fevereiro, nos salões da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, as 19:00 horas, a primeira reunião preparatória visando à criação da ALAC - ACADEMIA SÃO-JOANENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS.
A idéia inicial partiu do entusiasmo de meu filho Thiago Barroso, agora professor e estudante do curso superior de historia, que aliado ao professor de história Cláudio Machado, pensaram a principio em criarem uma confraria de amantes de história.
Alguns dias se passaram e, a idéia inicial tomou forma diferente a partir do momento em que o professor Cláudio Machado resolveu "fermentar" a idéia, e nos convidar para participar desse novo desafio, agora com novo formato, uma Academia de Letras, Artes e Ciências aos moldes da Academia de Lisboa.
A idéia nos pareceu brilhante e aceitamos comungar dos mesmos ideais dos dois idealizadores. O desejo era o de estar oportunizando a um numero maior de pessoas, que se destacam em outras classes, não só a literária, mas na classe artística, tão rica nos seus diversos aspectos, e na de ciências aplicadas, um campo circunscrito, dentro da ciência, concernente a determinada parte ou aspecto da natureza ou das atividades humanas, como, por exemplo, a química, a sociologia, a filosofia, a matemática, a médica etc.
Surgiu então uma minuta de estatuto, começava assim a se burilar um sonho acalentado há anos, mas que por questões incognoscíveis, acabou frustrado, pela sua não consecução.
De repente sentíamos que o desejo era bem maior, e o entusiasmo tomava o lugar da inércia, que o tempo de realizações dava suas primeiras badaladas, como um prenúncio de algo mais do que concreto e prazeroso.
Coube-nos então presidir a primeira reunião, não por escolha, não por vaidade, não por vontade própria, mas sim por altruísmo, e destituídos de presunção.
Os agradecimentos aos presentes, antecederam a explanação, da geração embrionária dessa ação cultural. Depois sobreveio um breve comentário dos fins e objetivos da ALAC, para por fim nos deliciarmos com o entusiasmo, que saltava aos olhos, um momento inusitado, onde alguns dos presentes usaram da palavra para enaltecer aquele momento especifico como a idéia num todo.
Alguns poetas como Dr. Alírio Medeiros, Déa Verardo, professor Charles, e João Santana se manifestaram em versos, saudando aquele momento inicial feliz e promissor. Após usaram da palavra o professor Eduardo Ayupe, o professor Antônio Mauricio Barbosa, os vereadores Sebastião Barbosa e Gabriel loures (Biel), culminado com uma oração do professor Thiago Barroso.
Ao encerramos aquele encontro fraterno, uma outra reunião foi marcada, para o dia 28 de fevereiro do corrente, com a seguinte pauta: votação e aprovação dos estatutos, escolhas dos patronos para as cadeiras, escolha do patrono da Academia e outros assuntos concernentes à fundação da ALAC.
Um momento que ficará marcado nas mentes dos presentes e na história cultural de nossa terra.

2 comentários:

  1. Amigo Zé Carlos,aguardei com ansiedade a sua manifestação aqui no blog,sobre a primeira reunião preparativa para a fundação efetiva da Academia.Estava curioso para saber o que aconteceu na reunião,já que,infelizmente,não me foi possível comparecer.Fiquei feliz em saber das presenças de figuras como Déa Verardo,Dr.Alírio,João Santana ,além dos vereadores Gabriel Verardo e Sebastião Barbosa.Ví também o Carlos Henrique na foto.O Thiago,seu filho,eu sei que compareceu.Pena que eu e o Cláudio Machado não pudemos ir,cada um por motivo diferente.Mas na próxima farei todo o possível para estar presente.Aguardo você,Thiago e Claúdio no meu programa de rádio sábado,dia l2, às 11 horas.Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Amigo José. Linda e de louvar essa iniciativa do teu filho e dos outros para a criação dessa academia.
    Um abraço
    Santa Cruz

    ResponderExcluir