Por José Carlos Barroso
JESUS CRISTO, amados em Jo.11, nos é revelado, como o doador da vida, e vencedor da morte.
Pois bem, bem perto de Jerusalém ficava Betania, sendo que lá moravam uma família de amigos de Jesus, Lázaro com as irmãs Maria e Marta, a mesma Maria irmãos, que de certa feita recebendo Jesus em sua casa, ungiu com bálsamo o Senhor e Lhe enxugou os pés.
Ocorreu que estando Lazaro enfermo, suas irmãs mandaram avisar Jesus da sua enfermidade. Jo.4 Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Quando soube da noticia, sabia que esta não era animadora, pois o seu amigo havia morrido. Então passados dois dias chamou os discípulos, e disse-lhes que voltariam a Judéia: Jo. 11 Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. 12 Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. 13 Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono.
Então lhes disse claramente que Lazaro havia morrido e eles confiando em Jesus seguiram-no.
As duas irmãs de Lazaro choravam a sua morte e quando Jesus chegou até a aldeia já fazia quatro dias que ele havia morrido.
Como manda a tradição judaica amados, Jesus demorou, esperou se passarem os três dias de sepultamento, (No judaísmo eles criam que a alma só deixava o corpo depois de três dias enterrado) e assim no quarto dia da morte do amigo foi ter com eles na Aldeia que ficava cerca de três quilômetros de onde Ele estava com Seus discípulos.
Primeiro Marta e depois Maria foram se encontrar com Jesus e disseram-Lhe: Jo 11.32 Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.
Porém meus queridos, Jesus se comoveu, perturbou-se e chorou. Lazaro era Seu amigo chegado, e disse a todos que estavam com Marta e Maria: Jo 11. 40 Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?
A presença espiritual do Senhor Jesus é necessária par alimentar a esperança da ressurreição em face da morte, e somente Ele pode proporcionar a vida aos mortos, física e espiritualmente.
A família de Lazaro era proeminente e então o milagre foi presenciado por muitos. Jesus chamou alguns “ajudadores” aqueles de mais força, e mandou que retirassem a pedra que fechava o tumulo de Lazaro e chamou-o Jo.11.45 Lázaro, vem para fora!
Aberto o túmulo, novamente Ele chama alguns outros “ajudadores” para retirarem as ataduras de Lazaro, que antes de Seu chamamento cheirava mal.
Jesus caros irmãos, não precisava de ajudadores, bastaria uma ordem Sua, mas mostrou a toda aquela gente em Sua volta a importância do ajudador no seio da igreja.
Mostrou ainda que de mais valor é a ressurreição para a vida eterna do que o simples milagre de um restabelecimento físico e, mostrou Ele que esta seria a culminante manifestação da glória de Deus para todos crerem.
QUE A PAZ DE CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário