GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

IMAGEM DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO É RESTAURADA E ENTREGUE À POPULAÇÃO

COMENTANDO SOBRE A CULTURA SÃO-JOANENSE:

Na tarde de 23/12, a imagem do santo São João Nepomuceno que fica no saguão da Prefeitura desde o ano de 1981, retornou à cidade depois de alguns meses, pois a mesma estava sendo restaurada pelo especialista em conservação e restauração, Valtencir Almeida dos Passos na cidade de Juiz de Fora.


O pedido de restauração da escultura em madeira maciça entalhada e policromada diretamente sobre o suporte foi feito pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de São João Nepomuceno para a aprovação do prefeito municipal. “O conselho examinando a situação precária que estava a peça, e logo na entrada da Prefeitura chegou ao consenso de que seria de extrema urgência o trabalho de restauração, pois poderíamos perdê-la em breve”, comentou o presidente do Conselho.

A imagem

Imagem confeccionada pelo escultor Ademar Inácio dos Santos, santeiro pernambucano popularmente conhecido por Ademar de Jupi. O santeiro encontra-se ainda em atividade, sendo o principal artista sacro daquele estado na atualidade. Em entrevista com o escultor, realizada no início de 2014, o mesmo reconheceu a imagem confeccionada há mais de três décadas, época do inicio de sua atividade.

O escultor confirma que executou a imagem tendo como referencia uma imagem erudita existente no convento de Igarassú – Pernambuco, o que explica a característica formal e estilística de tratar-se imagem de fronteira (executada por artista autodidata e com elementos de imagem erudita). Antes da restauração, a imagem apresentava alguns danos causados pela manipulação e ataque de insetos xilófagos (inseto que se alimenta de madeira, como o cupim).


A imagem foi doada ao Município de São João Nepomuceno pela Telecomunicações Pernambuco em 16 de maio de 1981, quando das homenagens comemorativas aos 101 anos de emancipação politico e administrativa do Município. À época era Prefeito Municipal o Sr. Antônio Cavalheiro sendo seu Vice o Dr. José Wagner Fávero. Importante destacar que era Presidente da Telecomunicações de Pernambuco o são-joanense Aymore Pinto responsável direto pela doação.   

O santo São João Nepomuceno

São João Nepomuceno foi pregador na corte de Venceslau IV em Praga e confessor da rainha sua mulher, mas, ao negar a divulgar os segredos das confissões dela foi morto, depois de ter sido torturado e lançado ao rio Moldava. Tornou-se assim o primeiro mártir do selo da confissão e o patrono contra calúnias, devido à maneira de sua morte.

A imagem em questão apresenta-se vestido de sacerdote com túnica longa de cor violeta até os pés e sobre túnica curta de cor esverdeada até a altura da cintura e uma capa de cor vermelha presa ao pescoço pendente também até a cintura. O braço esquerdo da imagem flexionado lateralmente apresenta a mão esquerda entreaberta, erguida ao alto empunhando uma palma em tom verde, símbolo de seu martírio.

por Márcio Sabones
com comentários adicionais de José Carlos Barroso
Fotos: Márcio Sabones

Nenhum comentário:

Postar um comentário