GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



sábado, 15 de novembro de 2014

UM SIMBOLO DE GRANDE MAGNITUDE:

O RELÓGIO DA MATRIZ DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO:

Por José Carlos Barroso

Passei a minha vida olhando esse relógio, apreciando sua magnitude, sempre privilegiado por enfrentá-lo de frente, sempre o obedecendo, constantemente ouvindo suas badaladas, sempre ouvindo os outros falarem assim: quantas horas são? Quatro da tarde? Mas o dá Matriz é que está certo, acerte o seu, pois são quatro horas e um minuto.
PARA MIM O MAIOR RELÓGIO DO MUNDO
Sim, eu e mais tantas outras pessoas, a cidade inteira certamente, nunca vimos um atraso desse guerreiro de duas espadas, a serviço da proteção de seus súditos.
Desse que sempre foi a nossa garantia de pontualidade em tudo, tal como são popularmente conhecidos os britânicos Londrinos, em particular, pela importância, de seu Big Bem - o Elizabeth Tower.
É importante abrirmos um parêntese, para nos reportarmos a historia, por que não dizermos, desse pragmatismo?
Pois bem conta-nos a historia, que são quase 400 relógios públicos espalhados pela cidade, todos marcando a mesma hora.
Mas nem sempre foi assim. Antes do século 19, a conservação do horário era uma questão local. Cada rua e cada bairro tinham a sua hora. Os relógios eram acertados ao meio-dia, quando o sol atingia o ponto mais alto. A confusão acabou em 1830, quando a Grã-Bretanha se tornou o primeiro país a adotar um horário nacional. Nascia assim então a pontualidade britânica.
O líder de todos os demais relógios ainda bate na parede do Observatório Real de Greenwich, na região sul de Londres. É com base nele que atualmente todos os demais países acertam os fusos-horários. O tempo médio de Greenwich, conhecido pela sigla inglesa GMT, garante que o mundo jamais perca a hora.
E se por aqui em Nepopó temos o nosso, outras plagas também curtem os seus, como o do Grand Central Terminal, de Nova York, o Relógio Astronômico de Praga, o Relógio Astronômico da Catedral de Estrasburgo (França), o que está localizado na Torre do Relógio na Praça de São Marcos, Veneza, o Relógio Floral, do Niagara Parks, no Canadá, o Rathaus-Glockenspiel, localizado em Munique, o Cosmo Clock 21, localizado na cidade de Yokohama (Japão) considerado o maior do mundo, e outros tantos de grande significado, tal como o maior relógio analógico de quatro faces do mundo, o da Central do Brasil no Rio de Janeiro.
Pois bem e, não sendo mais bairrista do que nenhuma outra pessoa o nosso da Matriz é um ponto de referencia, um porto seguro para os são-joanenses.
E toda essa implicância com o seu adiantar, ou atrasar da hora, não é estado depressivo crônico, normalmente atípico e dissimulado através do mau humor, da chatice, da birra, da irritabilidade, ou de se estar mal com a vida. Não é isso.
Muito embora reconheça que passo por algumas fazes que me conduza a tais estados de espírito, essa chatice, ou todo esse ranho, ao contrário, tem um tom suave, uma fragrância refrescante, ou o sabor adocicado do bucolismo de uma cidade que bate forte no meu coração.
Nesta terra querida que dentre tantas e tantas belezas esse precioso relógio destaco pela linda e fantástica historia. E se há alguns símbolos que nos remontam ao passado, trazendo lembranças que marcaram uma época de conquistas este é sem duvida o RELÓGIO DA MATRIZ DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO.

Então não o deixem adiantar muito menos atrasar porque isso pode a saudade atrapalhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário