GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



sexta-feira, 7 de março de 2014

A VOZ E O GRITO



A VOZ E O GRITO 
Em retrospecto
*Por José Carlos Barroso

A voz está associada à fala, na realização da comunicação verbal, mas o que está a preocupar é o som penetrante, agudo, voluntariamente emitido com força pela voz humana, chamado de grito.
Já não suportamos mais esse estado de coisas criado pela intolerância pela malvadeza, pela coragem, quando passa a existir o confronto com o que é temível, ou seja, a discórdia, a difícil vida, a intimidação.
Uma pessoa corajosa é uma pessoa que, mesmo com amor, faz o que tem a fazer, vai mais além, enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante, aí vem à ruína na esteira dos absurdos, sufocando a razão e impondo o homem ao convívio das lutas vãs pela disputa territorial, criando um cenário de guerra, de desagregação e conflitos.  
Temos notado que a coragem é manifesta de forma impensada por alguém que geralmente está irado e, sob efeito do álcool ou da droga sendo este o combustível a impulsionar as atitudes humanas.
Neste ano passamos o mês de fevereiro ouvindo comentários sobre o carnaval, comentários esses salpicados de purpurina, repleto de lantejoulas e paetês, decorados de serpentinas e confetes.
Passamos ouvindo na maioria das vezes o seguinte: “Carnaval bom era no meu tempo,” “Pura alegria nos clubes,” “Hoje em dia a rua não é só o palco do carnaval, mas o banheiro também,” “Será que este ano vão aumentar os banheiros químicos”? “Como será a nossa segurança, será que estão preocupados como nós,” “Será que este ficará mais cheio?”
Porém o que vimos com raras exceções foram dias tranquilos, com talvez a metade dos foliões de outros anos, com isto pouco empurra, empurra, e disse me disse e, sem muitos gritos, e quase ninguém expôs as genitálias para contribuir com seus líquidos excrementícios e assim aumentassem o enjoativo odor fétido de urina passada.
Os corajosos engarrafados foram poucos e, nada que um empurrão ou uma revista policial não os acalmasse, e nesses simples embates quem venceu foram os cavalos da PM, que imponentes impunham sua superioridade com galhardia.
As bandas e, os sons por outro lado deram o toque nostálgico e saudosista aos momentos, através das antigas marchinhas e os sambas de enredo de hoje e outrora. Sons automotivos não tiveram vez nem lugar e, isso foi ótimo, pois o silencio por muito tempo foi o responsável pelas noites de bom e agradável sono.
Bem não sabemos se as medidas tomadas foram importantes, mas denotou-se a ausência dos excessos e, assim as crianças puderam recuperar os seus espaços, que foram tomados pelo rei do opróbrio, o coisa ruim, o diacho, que foi expulso pelas fragrâncias da pureza e da inocência.
Concluindo se é necessário, ou se é preciso subverter que seja de forma sensata e amena guardando-se os arroubos, a intolerância, a impaciência, e ainda se é necessário a alienação, ou seja, a falta de consciência dos problemas políticos e sociais, pelo afastamento da realidade, mesmo que momentâneo, que seja assim em clima de amenidades, resgatando o bom e o belo, fazendo do convívio salutar e da alegria uma constante no interagir.
O grande antropólogo e fã incondicional de nossa São João Nepomuceno e estudioso do carnaval, Dr. Roberto da Mata, autor de “Carnaval, malandros e heróis”, ensaio fundamental para qualquer discussão sobre o tríduo momesco, assim asseverou: “A alienação é fundamental para toda a sociedade. Não há cultura que não tenha seu momento de alienação.”   
O fato de se suspender a realidade para brincar é, de fato, uma alienação, mas “Que esse seja apenas o tempo de se usar a voz para cantar a alegria, e não de se usar o grito para entristecer e aclarar a dor”. (Jocarlosbarroso)                

*José Carlos Barroso é advogado militando nas áreas
 civil, criminal, trabalhista, família, e previdenciária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário