GALÁCIA

GALÁCIA


José Carlos Barroso



Sempre me encantou a
vida de Paulo, então parti para a Galácia , era minha primeira viagem depois da libertinagem.

Ouvi os capítulos, e no quinto meditei os versículos. caminhei do dezesseis, e cheguei ao vinte e seis.

Peregrinei em Filipo, d
o um ao quatro, mas se a Galácia foi salvação, em Filipo um, encontrei a redenção.

No versículo vinte e um me aprofundei fui a frente ajoelhei no “Viver é Cristo Morrer é lucro”.



sábado, 11 de fevereiro de 2012

GANHAMOS! UMA "ESTÁTUA"



Por Jocarlosbarroso

Domingo, dia 12 de fevereiro, o são-joanense receberá mais um “presente”: uma estátua do jogador HELENO DE FREITAS, só que de cabeça baixa, como se tivesse vergonha de algo, que está acontecendo, sim um fato estranho, pois Heleno era o craque galã, jogava sempre de cabeça erguida.
Pois bem, em que pese a importância da homenagem, e o que representa a memória de Heleno para todos nós seus conterrâneos, como também para tantos botafoguenses espalhados por esse Brasil à distinção recente nos parece mais um exercício de ostentação, ação ostensiva, e exagerada, executada por alguns em praça pública, para uma cidade tão carente, e de um povo tão subserviente, e pacato.
Sim, a carência está na saúde, no fornecimento de remédios, carência na cultura, na ação social, na atenção à infra-estrutura, e até ao básico, porque o dinheiro público é empregado somente em ações de vangloria, e principalmente em época eleitoral onde triunfa o assistencialismo eleitoreiro, com fito especifico de ter, e exercer o poder, para depois tudo acabar em buracos, mato, e lixo, até as vésperas de outra eleição.
Mas vocês devem estar pensando, que naturalmente eu sou contra a homenagem!
Bem, de maneira alguma, contrario não sou, mais penso que as constantes homenagens possam levar a banalização desse importante vulto do esporte, pela saturação, em razão da massificação que se apresenta em torno do mesmo.
Heleno por aqui é nome de rua, de uma Praça de Esportes (Benetti), conterrâneo que recebeu três homenagens em praça publica (Praça Barão do Rio Branco), foi homenageado como enredo de uma escola de samba (ESACA), lançamento de um arquivo de fotos sobre a vida de Heleno (Fundação Cultural ano de 2002), com cerca de seiscentas fotos, uma homenagem como tema da decoração de rua durante um de nossos carnavais, edição de um jornal histórico, e um especial e, homenageado, com o lançamento de um livro sobre a sua vida, com uma disputa entre Mangueira e Botafogo FR do Rio de Janeiro, e outras homenagens mais.
Mas, voltando ao assunto especifico da estátua não fiquem espantados com esse presentinho, pois ventila-se por aí que a grande obra, e isto nós não negamos, margeou a quantia R$200.000,00 (duzentos mil reais) de custo. Agora me digam, é ou não é uma obra de ostentação, de exibicionismo puro?
E meus caros são tantas homenagens, que até um radialista se confundiu em programa que apresenta em uma de nossas rádios, e em momento de outra homenagem sobre a vida do craque galã, ao dizer que a Praça onde foi erigida a estátua é a Praça Heleno de Freitas. Ora é a Praça Barão do Rio Branco.  
Pois é, e vale lembrar, que o povo ainda espera pelas mudanças que não vieram como, por exemplo, a nova rodoviária, o novo parque de exposições, o dispositivo que iriam colocar nos postes para economizar energia elétrica, e outras coisas mais, que não aconteceram em nome do maior calote político dado em nossa cidade, por um grupo cuja chefa mente deslavadamente, afrontando a inteligência e, a paciência de todos nós.  
E olhem que sou botafoguense, estudioso da história de nossa cidade, responsável que fui por algumas das tantas homenagens ao craque, só que não exerci em uma só vez e nem exerceram comigo, esse exibicionismo, que violenta o povo, e revolta a quem precisa de muito mais do que uma estátua de dois metros de altura.
É o pão e circo de outrora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário